Inovação de novos produtos cosméticos através do microbioma da pele!


A ideia de eliminar 99,99% das bactérias da pele já não é mais vista com os mesmos olhos. Se antes isso era considerado bom para a pele, hoje entende-se que precisamos de bactérias e fungos para termos uma pele saudável e equilibrada. Com isso, estão surgindo produtos com o objetivo de promover este equilíbrio.

 

Entende-se que dentro do microbioma, o universo de microrganismos que habitam a superfície da nossa pele e couro cabeludo, podemos ter a presença de bactérias e fungos que são beneficiais ou considerados “do bem” e também aqueles que estão relacionados com patologias ou considerados “do mal”. Esta relação de equilíbrio está diretamente relacionada com fatores como hidratação e nutrição da pele bem como de desenvolvimento de acne, dermatite e vermelhidão na pele. Contudo, não é só na pele do rosto que os microrganismos atuam,  mas também em outras partes do corpo, sendo responsáveis também pelo mau odor das axilas e problemas capilares, como a caspa. Assim, existe uma gama de oportunidades para o desenvolvimento de produtos inovadores para estes segmentos.

 

E como avaliar o microbioma da pele e couro cabeludo?  Buscando trazer inovação científica e conhecimento para o setor, a Núcleo Vitro junto com o Grupo IpClin desenvolveu uma metodologia utilizando ferramentas de biologia molecular com capacidade de desvendar o microbioma tanto de pele como de cabelo. Assim, conseguimos identificar como os produtos podem beneficiar o equilíbrio do microbioma e trazer informações relevantes para estes produtos inovadores.

 

Devido ao grande interesse a cerca deste tema, vamos discutir este tópico no Innovation Day Curitiba que vai acontecer no dia 22 de agosto. O Grupo IpClin estará presente para falar sobre essa e outras inovações do segmento. Sem dúvidas, diversas ideias inovadoras vão ser lançadas neste dia!

 

Inscreva-se: 


https://www.sympla.com.br/inscricao?id=597093