A poluição e seus efeitos na pele!

             A poluição é um dos grandes males que acometem todas as metrópoles ao redor do mundo. Além de ter fortes impactos ambientais, ela também afeta a nossa saúde respiratória e a nossa pele. A poluição pode agredir a nossa pele por ter partículas que podem ocluir os poros e gerar acne. Além disso, esta exposição leva a desidratação da pele e envelhecimento precoce. Esses sinais acontecem em consequência do aumento da produção de radicais livres causadas pela poluição, adicionalmente aos radicais livres causados também pela exposição a radiação solar, luz azul e tabaco.

            Os radicais livres possuem uma alta energia no interior da célula e interagem com outras moléculas e organelas celulares e, por isso, afetam o funcionamento da célula. Por exemplo, os radicais livres podem interagir com o DNA e com a formação de colágeno pelas células.  Por isso, quando estes radicais estão em alta quantidade, observamos estes efeitos relacionados ao envelhecimento precoce. 

            Para combater os efeitos da poluição, é fundamental uma limpeza adequada além de utilizar produtos com poderosos antioxidantes. Assim, pode-se reestabelecer o equilíbrio dentro das células da pele e manter a pele hidratada e bem nutrida. O Grupo IpClin através da Núcleo Vitro executa estudos que podem avaliar o potencial antioxidante e antipoluição do produto para trazer esta informação para o seu produto. Nossas metodologias utilizam células humanas da pele (queratinócitos e fibroblastos) para refletir o real potencial antioxidante dos produtos. Além disso, nossas análises utilizam metodologias reconhecidas e precisão científica para demonstrar o efeito antipoluição dos produtos. Assim, queremos te ajudar para aumentar o sucesso do seu produto entre as consumidoras.