Pele artificial, você sabe o que é?

           A pele artificial confeccionada e utilizada no laboratório da Núcleo Vitro utiliza técnicas da engenharia de tecidos para mimetizar uma pele muito semelhante ao encontrado em humanos. Muitas vezes também chamada de pele de laboratório ou tecido reconstruído, esta pele é confeccionada a partir de cultura de células presentes na pele. No entanto, ao invés de usarmos as células nas placas de cultivo em que elas estão em uma cultura bidimensional (2D) aderidas a uma superfície plástica, recriamos o ambiente da derme e da epiderme. Assim, mimetizamos a derme utilizando proteínas da matriz extracelular e fibroblastos e a epiderme contendo as camadas de queratinócitos.

            A pele artificial apresenta vantagens em relação a cultura de células tradicionais por mimetizar um ambiente muito semelhante ao que temos na nossa pele. Primeiramente, por termos a presença de tipos celulares diferentes que se comunicam entre si, comparado com o cultivo de células em 2D em que utiliza-se apenas um tipo celular. Além disso, estas células estão se relacionando com o colágeno, a principal proteína da derme da nossa pele, enquanto que em culturas de células 2D, as células estão aderidas a uma superfície plástica que não temos no nosso corpo. Desta forma, a pele artificial possui semelhanças morfológicas e fisiológicas com a nossa pele humana.

            A pele artificial vem sendo muito utilizada pra reduzir ou evitar testes com animais e é capaz de realizar testes de segurança e eficácia dos produtos. Por exemplo, podemos avaliar a absorção de ativos, a produção de colágeno, dentre outros atributos. A Núcleo Vitro já desenvolve a pele artificial no nosso laboratório. Entre em contato para saber mais!