Você sabe como é determinado o fator de proteção solar de um produto cosmético?

    O Grupo IPclin também realiza avaliações dos fatores de proteção solar. Seguindo o método da ISO 24444, participam voluntários que não utilizaram qualquer preparação cosmética nas áreas de pele a serem estudadas nas 24 horas que precedem as medidas basais. O estudo se inicia com 10 voluntários, número que vai aumentando de acordo com a necessidade do cumprimento do critério estatístico.

   No primeiro dia do estudo, é realizada a exposição da pele à radiação UV emitida por um simulador solar, com um nível de intensidade energética pré-determinado e acréscimos de 12% a cada medição, o que resulta na MED (mínima dose eritematosa) da pele protegida e desprotegida de cada voluntário para o cálculo do FPS. No final do estudo, obtém-se a média e o desvio dos resultados obtidos. Uma avaliação específica da resistência à água de um produto também pode ser realizada, submetendo a pele por 40 ou 80 minutos em imersão para suportar o apelo de “produto resistente à água/suor” ou “produto muito resistente à água/suor”.

   Mais complexa podemos avaliar também o fator de proteção UVA, que deve corresponder a um 1/3 do FPS, são utilizados equipamentos que permitem obter quadruplicatas dos espectros de transmissão para o produto aplicado em um substrato de PMMA.